terça-feira, dezembro 3, 2024
InícioDocesPudim com ou sem furinho?

Pudim com ou sem furinho?

Essa é mais uma das disputas culinárias que nunca terão uma resposta. Assim como o lado certo para se comer a coxinha ou o jeito correto de se comer cachorro quente, o pudim com ou sem furinhos é mais uma grande disputa entre os fãs da iguaria.

Independente das preferencias, tecnicamente falando, o pudim é um doce feito para não ter furinhos e se você gosta dele cremoso e sem furinhos, saiba que é fácil conseguir isso.

Por que o pudim fica com furinhos?

Os furinhos do pudim podem nascer por 3 causas básicas , todas elas ligada ao cozimento do pudim:

1)   Claras e gemas precisam de temperatura diferente para atingir a cocção completa. Por causa disso, forma-se as bolhas de ar dentro do pudim. Se você cozinha de menos, apenas as gemas ficam totalmente cozidas

2)   Se cozida rapidamente, a clara do ovo expande por conta do ar contido na clara.

3)   A temperatura diferente que se atinge no cozimento de toda a receita, faz com que a base cozinhe antes que o topo.

Como fazer pudim sem furinhos?

Para vocês ter um pudim cremoso e sem furinhos, você deve seguir 4  dicas:

1)   Asse o pudim em forno frio. Não pré aquecer o forno é um truque que pode ser utilizado em casa, para não subir excessivamente a temperatura da mistura. Deixe o forno na menor temperatura possível no seu forno residencial (a maioria dos fornos caseiros não tem temperatura menor do que 180o ).

2)   Asse em banho-maria. Além do forno frio, coloque a forma em um recipiente com água, porém a água do banho-maria precisa cobrir toda a mistura dos ingredientes dentro da forma, para que a temperatura seja sempre igual (garantindo um pudim cremoso e com a textura igual em toda sua superfície). Outro truque é colocar um pano entre a forma do pudim e o recipiente que leva a água, assim a base atinge a temperatura da água e não a da assadeira de baixo.

3)   Essa dica vai contra todas as técnicas gastronômicas, mas confesso que é infalível (e eu não encontrei informações técnicas para comprova-la ou não). Bata todos os ingredientes no liquidificador por 10 minutos. A explicação que recebi, que mais se aproxima de uma resposta “científica”é que quebram-se toda a estrutura celular dos ovos.

4)   Cubra a forma com o pudim com papel alumínio ou manteiga.

E você? Qual sua preferência? Com ou sem furinho?

Use os comentários e diga como você prefere o seu pudim.

 

Receita de Pudim de leite condensado

Artigo anterior
Próximo artigo
Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

Bolo de limão siciliano

Torta de Limao da Isabel Kauss

15 COMENTÁRIOS

  1. Bem, como eu tenho diabetes, meu médico recomendou comer só os furinhos…. (hahaha, que besteira…)

    Uma outra dica pra evitar os furinhos é acrescentar uma colher de sopa de maisena na mistura. Altera um pouco a consistência mas fica bom também!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Publicidade-

Most Popular