Essa é mais uma das disputas culinárias que nunca terão uma resposta. Assim como o lado certo para se comer a coxinha ou o jeito correto de se comer cachorro quente, o pudim com ou sem furinhos é mais uma grande disputa entre os fãs da iguaria.
Independente das preferencias, tecnicamente falando, o pudim é um doce feito para não ter furinhos e se você gosta dele cremoso e sem furinhos, saiba que é fácil conseguir isso.
Por que o pudim fica com furinhos?
Os furinhos do pudim podem nascer por 3 causas básicas , todas elas ligada ao cozimento do pudim:
1) Claras e gemas precisam de temperatura diferente para atingir a cocção completa. Por causa disso, forma-se as bolhas de ar dentro do pudim. Se você cozinha de menos, apenas as gemas ficam totalmente cozidas
2) Se cozida rapidamente, a clara do ovo expande por conta do ar contido na clara.
3) A temperatura diferente que se atinge no cozimento de toda a receita, faz com que a base cozinhe antes que o topo.
Como fazer pudim sem furinhos?
Para vocês ter um pudim cremoso e sem furinhos, você deve seguir 4 dicas:
1) Asse o pudim em forno frio. Não pré aquecer o forno é um truque que pode ser utilizado em casa, para não subir excessivamente a temperatura da mistura. Deixe o forno na menor temperatura possível no seu forno residencial (a maioria dos fornos caseiros não tem temperatura menor do que 180o ).
2) Asse em banho-maria. Além do forno frio, coloque a forma em um recipiente com água, porém a água do banho-maria precisa cobrir toda a mistura dos ingredientes dentro da forma, para que a temperatura seja sempre igual (garantindo um pudim cremoso e com a textura igual em toda sua superfície). Outro truque é colocar um pano entre a forma do pudim e o recipiente que leva a água, assim a base atinge a temperatura da água e não a da assadeira de baixo.
3) Essa dica vai contra todas as técnicas gastronômicas, mas confesso que é infalível (e eu não encontrei informações técnicas para comprova-la ou não). Bata todos os ingredientes no liquidificador por 10 minutos. A explicação que recebi, que mais se aproxima de uma resposta “científica”é que quebram-se toda a estrutura celular dos ovos.
4) Cubra a forma com o pudim com papel alumínio ou manteiga.
E você? Qual sua preferência? Com ou sem furinho?
Use os comentários e diga como você prefere o seu pudim.
Receita de Pudim de leite condensado
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 3 ovos
- calda
- 1 xícara de açúcar
- ½ xícara de água (quente)
Modo de preparo
- Calda
- Leve o açúcar ao fogo em uma panela de fundo largo até que ele fique dourado. Adicione então a água quente e misture até misturar – com cuidado para não se queimar – até a calda engrossar.
- Despeje na forma até cobrir o fundo por completo (se for utilizar formas individuais, repita o processo em cada uma delas).
- Pudim
- Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata por 10 minutos.
- Adicione com cuidado a mistura na(s) forma(s), cubra com o papel alumínio/manteiga e leve ao forno (180o ) em banho-maria (cobrindo toda forma), por aproximadamente 1 hora e meia.
- Leve à geladeira por 4/6 horas antes de desenformar para servir.
sem furinho
SEM FURINHO!
Bre tb ama pudim lisinho
Óbvio que sem furinho. Inclusive tenho a impressão de que, quando tem furinho ele fica duro e nem é gostoso. HMMMMM!
Marcia Cavalcanti Bento Não sou o único que prefere sem furinho.
sem furinho, claro
Tanto faz 😉
Bem, como eu tenho diabetes, meu médico recomendou comer só os furinhos…. (hahaha, que besteira…)
Uma outra dica pra evitar os furinhos é acrescentar uma colher de sopa de maisena na mistura. Altera um pouco a consistência mas fica bom também!
Se acrescentar uma colher de chá de maisena e bater por mais uns minutinhos, ficará cremoso e sem furinhos, com certeza, ele ficará simplesmente delicioso!!!!!
Com furinhos…e moreninho, please!
Mas o charme está nos furinhos, é uma delícia!!!!!!
Amo pudim sem furinhos com certeza!!!
[…] No final de novembro, fui procurado pela Unilever para conversar sobre gastronomia. Através de sua assessoria de imprensa, a marca de limpadores CIF, queria oferecer aos clientes dicas de diversas áreas. Entre elas, gastronomia. Escolhemos juntos a eterna discussão de furinhos ou não furinhos nos pudins. […]
[…] Como fazer pudim sem furinhos […]
Quero!!!