Sempre fui fã de miojo. Desde moleque adorava quando tinha a desculpa de não gostar de alguma comida que estava na mesa para poder pedir o macarrão instantâneo. Meu sabor preferido sempre foi o de camarão, talvez até por isso eu tenha aqui no Homem na Cozinha uma receita de preparo bem diferente do padrão deste sabor Miojo de Aliche . Quando recebi o convite da Nissin para preparar uma receita de miojo incrementada fiquei bem feliz, afinal sou um defensor da versatilidade do macarrão instantâneo que completa 53 anos de vida hoje. Essa receita então é uma homenagem ao Dia do Miojo.
O Processo de criação
Convite aceito, começa a crise – O QUE FAZER? Confesso que essa parte é a mais difícil e confesso de novo que já tenho um monte de outras idéias para o futuro. Comecei pela culinária brasileira, mas nada me dava vontade de comer. Parti para o México e de lá para o Texas (em breve aqui as ideias que eu tive) até que veio a ideia de juntar comida árabe e o Miojo.
Surgia então:
Miojo com Chancliche e Mini Kaftas.
Ingredientes
1 pacote de miojo sabor carne e tomate
1 Chancliche (queijo árabe bastante condimentado vendido em bolinhas)
500 grs de carne duplamente moída
1 cebola ralada (use processador ou liquidificador)
1 colher de sopa de Salsinha picada
1 colheres de sopa de Hortelã
Cominho a gosto
1 ovo
1 colher de chá de Pimenta síria
Suco de ½ limão
Tahine a gosto
Fotos tiradas com o iPhone e postadas com filtros do Instagram
Modo de preparo
Mini Kaftas
Depois de moer as carne duas vezes (peça para o açougueiro), misture-a com todos os ingredientes até ficar uma consistência homogênea.
Faça pequenas bolinhas com a massa de carne e achate-as em um dos lados.
Aqueça bem uma frigideira antiaderente e coloque as kaftas até que “sele” cada um dos lados, jogando um pouco de água para não queimar a frigideira.
Reserve.
Chancliche
Com a ajuda de um garfo, solte o queijo em pedaços. Opcionalmente joguei um “fio” de azeite.
Reserve
Miojo
Prepare o Miojo de carne e tomate tal qual indicado no pacote.
Monte o prato como na foto principal do post.
Levei umas 2 horas para decidir qual seria a receita a fazer e em 35 minutos eu havia comprado os ingredientes e tirado a foto que ilustra o post. Rápido, fácil e saboroso.
Fica aqui a prova que o miojo pode e é um opção para fazer bonito na cozinha com diversas possibilidades. E você? Tem alguma receita de miojo que quer compartilhar conosco??? Posta aqui em baixo nos comentários do post.
Siga o twitter da @NissinBrasil e saiba mais do #diadomiojo
[…] as receitas do Cozinha Pequena, Remix Social Ideas, Homem na Cozinha, Destemperados, Panelaterapia e a própria Nissin, que convidou 3 chefs paulistanos para […]
Curti grandão!!
Delícia de miojo !!!!!
Nossa com miojo da pra inventar tudo mesmo…mas nem pensei nisso que delicia!!!