Calendário Gastronômico
Hoje é o Dia Mundial do Vermute, 21 de março, um dia para celebrar essa bebida incrível que tem conquistado cada vez mais adeptos. Esse dia foi criado em 2020 pelo mestre Giancarlo Mancino para homenagear a rica história e a versatilidade do vermute, esse vinho fortificado cheio de sabor com ervas e especiarias.
A história do vermute é antiga, vem lá dos tempos dos gregos e romanos, que já curtiam um vinho aromatizado com ervas e especiarias. Mas foi em 1786, em Turim, na Itália, que Antonio Benedetto Carpano criou o primeiro vermute moderno, como conhecemos hoje.
A receita secreta dele, feita com vinho tinto italiano e uma mistura aromática de ervas, especiarias, frutas e flores, deu origem ao Carpano Classico, um vermute doce e marcante que conquistou a galera da corte real. Foi um sucesso e ajudou a popularizar o vermute em toda a Europa.
Com o passar do tempo, a Carpano transformou a bebida em um clássico mundial, ampliando seu portfólio para oferecer uma variedade de vermutes para todos os gostos: Classico – o original vermute doce, perfeito para um Negroni ou Boulevardier robusto; Antica Formula – seco e encorpado, ideal para um Dry Martini; Punt e Mês – um toque amargo e elegante para o clássico Milano-Torino; Dry – leve e seco, para revisitar coquetéis clássicos com um toque moderno; Bianco – aromático e refrescante, para drinks leves e saborosos.
Nesse dia especial, que tal se inspirar com 5 receitas de drinques clássicos com vermute?
Então, vamos brindar ao Dia Mundial do Vermute! Saúde!!