Meu amigo Daniel Bender gostou da história de escrever aqui no Homem na Cozinha. No sábado 777 (07/07/07) ele me enviou essa receita de como se faz churrascocorretamente.
Divirtam-se:
Costelão 12 horas
Pergunte para um gaúcho qual é o melhor tipo de churrasco que há, em 70% dos casos ele dirá que é o churrasco de costela. Sério. O pessoal aqui adora esse corte e, pensando bem, churrasco sem costela é como feijoada sem linguicinha.
Dentre as formas de fazer costela, a mais adorada, amada e alcóolatra é o costelão 12 horas, mas nem todo mundo sabe fazer. Sendo assim, vamos à receita:
1º passo – a compra da carne, do carvão e do sal grosso
Sim, escolher a carne é importante. Vá no açougue e peça uma costela inteira, daquelas de 8 quilos. A chance da peça inteira ser velha ou inadequada é relativamente pequena, lembre-se, quanto mais rosada estiver a carne mais fresca ela se encontra.
Peça para o açogueiro cortar fora a parte mais grossa da costela, isso vai facilitar em muito as etapas posteriores.
Compre dois ou três sacos de carvão ou arranje toras grossas de lenha. O fogo precisa manter-se aceso durante muitas horas.
2º passo – convidar os amigos
Um costelão de 8 quilos basta para oito pessoas. A costela se reduz muito então é isso aí mesmo. Não espere um rendimento maior, a não ser que você convide o Chuck Norris e o Sandro Goiano.
3º passo – comprar a cerveja
São 12 horas no fogo, portanto faça as contas.
4º passo – faça o fogo
Coloque meio saco de carvão e acenda.
5º passo – espete e salgue a costela
Use dois ou três espetos fortes. Deixe-os bem firmes, pois a carne vai trabalhar muito durante o assamento. Uma grelha grande e confiável substitui os espetos.
Depois de espetada jogue sal grosso em cima da carne. Gaste um quilo de sal aqui.
6º passo – mantenha o fogo baixo
Coloque a costela no fogo com o osso para baixo. Mantenha assim por 10 horas. Aproveite esse período para embebedar-se duas vezes. O fogo deve estar sempre baixo, portanto vá colocando mais carvão manualmente. Após 11 horas de fogo vire a costela.
7º passo – cure a bebedeira comendo
Bata a costela para tirar o excesso de sal e sirva ela inteira em uma tábua de churrasco. Bon apetit.
E a maça frita, deu certo?
Filipe,
ainda não fiz, mas andei conversando por aí e as opiniões são divergentes….. vamos ver….
[…] Receita de costelão 12 horas, a comida mais alcòolica fora da Rússia. […]
ahahahah! Quando li a chamada para a receita, lá no Blog do Cobra, logo me lembrei do D.Becher… Sexta-feira passada fomos para a churrascaria e saí de lá passando mal… kkkkkkkkkk
A criança come pra cacete! ehehehehhe
Abraço!
…[:)]…
Ixiii…. desculps… confundi o Daniel Bender com o Daniel Becher… kkkkkkk…
Tá… não fui o primeiro nem serei o último… desculpe… kkkkkkk
E também confundi a chamada para o post… foi no Bender Blog e não no Blog do Cobra….
Acho que bebi demais…
…[:)]…
[…] dia, ao ver a receita de costelão no Homem na Cozinha, Chuck Norris decidiu fazer um churrasco em sua casa em Hell, Michigan. Ele […]
costela inteira de 8 kg? onde? era um bezerro, nao era? e levando em conta que sao 8 pessoas meio que com a devida fome, 8 kg tb nao basta, levando em conta que ninguem come osso.
para ilustrar o que eu havia comentado anteriormente, para tres pessoas, como foi ontem, foram 7.8 kg de costela na panela de pressao.
EDITADO por ser ofensivo.
Tchê aqui no Sul faço todo mês o costelão 12 horas e a melhor parte é se embebedar duas vezes, essa parte não pode faltar, fica tudo muito bom mesmo.Eu , gaúcho , recomendo.
olha as fases do costelao estao certas
8 kg da para 8 pessoas
logo umas vao estar tao bebadas que naum irao comer
sabado vou fazer outro costelao 16k
ja fiz uns 7
Feitooo.. Tá aí o almoço para o Dia dos Pais. Nei Carvalho vai acordar cedo pra começar
Heheheh…o Ney vai fazer tudo…vamos só para comer. Ele disse que vai ser presente…tudo por conta dele!!
Mazaaa… Ja to pegando algumas dicas. Domingo eh tudo por minha conta. Eh soh chegar com a cerveja. O resto eh cmg. Ja comprei ate o avental do assador.
Mazaa, tu merece essa feição aí.
Esse meu cunhado é demaiiiiis hahhahaha
[…] vez que viajo para o Rio Grande do Sul meus amigos me desejam “bom churrasco” ou pedem “Toma um chimarrão” por mim. Os mais conhecedores falam do “Xis” e suas […]