terça-feira, janeiro 28, 2025
InícioBebidasComo fazer Chimarrão por Daniel Bender

Como fazer Chimarrão por Daniel Bender

Estreamos hoje, uma nova modalidade de posts aqui no Homem na Cozinha. É o Autor Convidado. Convidarei amigos para publicarem suas receitas e dicas culinárias, Para a estréia, estou aproveitando que fui para Porto Alegre à trabalho na semana passada, e estou pedindo ao meu companheiro de cerveja Daniel Bender, que nos ensine à preparar o chimarrão, como os gauchos fazem. Bom proveito.
Sou Bender, gaúcho de Novo Hamburgo, e vou passar uma receita fácil de chimarrão.

Na real, fazer chimarrão é fácil, por isso que é popular por aqui. Os ingredientes básicos são estes:

  • erva mate (a mais tradicional é a pura, bem amarga, mas qualquer combinação de chás tá valendo)
  • água quente
  • cuia
  • bomba

Modo de preparo

Coloque uma moeda limpa em uma chaleira e ponha a água para ferver. Preste atenção nos sons. A água está no ponto correto no momento em que a moeda começa a bater no fundo da chaleira. A água quente demais queima a erva e estraga o sabor do chimarrão. Guarde em uma térmica. Pegue um pouco dessa água quente e ponha em um copo ou xícara. Adicione um pouco de água fria para deixar a mistura morna. Reserve.

Coloque a erva na cuia, em pelo menos dois terços dela. Atenção, não encha toda a cuia! Coloque a mão em cima da cuia (também pode ser um pires) e vá virando aos poucos até deixá-la quase deitada. Revele um pouco a boca da cuia tirando a mão e ponha um pouco da água morna. Apóie em algum lugar e deixe descansar um momento. Pegue a bomba e enfie ao lado da montanha de erva.

É preciso ir quase até o fim.

Agora é só servir e beber. Só não se fruste com a primeira cuia, pois ela é sempre a pior. Parece erva lavada, mas depois melhora bastante. Algumas recomendações sobre o chimarrão: – não beba rápido demais – não fale demais com a cuia na mão – não use água fria – não beba chimarrão dirigindo (no caso de acidento, a bomba entra na garganta e faz o maior estrago) Na dúvida, clique em mais e siga este video-tutorial gaudério, com direito até a gaúcho pilchado

.

http://br.youtube.com/watch?v=C3Hd3QN5YGY

Crédito da Foto sob CC – Paulo V. F. Barradas

Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

27 COMENTÁRIOS

  1. Eu sou capixaba, mais adoro chimarrão, amo de paixão, uma pena que não dá pra trazer pro trabalho, chama muita atenção e as pessoas ficam comentando. Não existe uma maneira de tomar chimarrão sem a cuia e a bomba?Sei que vai descaracteriza o enfoque cultural, porém fica os efeitos nutritivos da erva.Existe?
    Obrigada
    Regina

    • Eis a resposta do Daniel:
      "Cobra, ele pode fazer chá com a erva, que na prática é a mesma coisa.

      O segredo é deixar a erva na infusão tempo suficiente para dar o gosto característico. Outra coisa é não esquentar demais a água, o que vale para qualquer chá.

      Abraço, Bender."

  2. Show de bola ! To aqui no Canada tomando um chimarrao gostoso gracas aos meus sogros que enviaram a erva, cuia e bomba e gracas a voces que fizeram esse video muito legal ! Alias, trilegal !!!

    Valeu !!!

    P.S. : eu e minha esposa somos paranaenses, mas doidos pela cultura gaucha !!! barbaridade !!! hehehe

  3. sou um capixaba que mora em minas gerais e sou fã do chimarrão, apesar de que aqui em minas o café é quase obrigatório!
    viva o rio grande do sul e viva o brasil!

  4. fui ao Rio Grande do Sul a poucos dias,legal esse chimarrão,fiquei tomando a viagem toda,é um delícia!amargo,mas o gosto é muito bom!!!OBS:
    SOU PERNAMBUCANO!!!!!!!!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Publicidade-

Most Popular