Outro dia minha mãe reclamou que eu nunca fiz referência à ela aqui no Homem na Cozinha. Então, D. Teresa é minha mãe e como eu já disse anteriormente (escrevi esse post offline, então não tive como procurar onde eu disse isso), é indiretamente a IRresponsável por eu manter esse espaço no ar desde 2005. Foi por osmose nas tarde de sábado com congelados (que eu odiava por sinal) ou nas semanas que antecediam nossos aniversários que indiretamente eu aprendi ou que eu assimilei grande parte das misturas e alquimias que eu proponho à fazer quando recebo amigos em casa ou quando resolvo inventar alguma receita para colocar aqui (minhas invenções de risoto, são fruto da mais pura intuição).
Essa receita que eu vou apresentar agora, era figurinha constante em todas as festas de criança ou de adulto da família. Simples, porém trabalhosa, essa receita vale todo o trabalho que dá para fazer.
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 ovo
100grs. de margarina
2 colher de sopa de óleo
2 colher de sopa de água gelada
1 pitada de sal
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes com as mãos, até a massa se desgrudar das mãos.
Abra a massa nas forminhas de empada pequenas, deixando uma massa bem fina e fure cada uma das massas com um garfo.
Leve ao forno, já pré aquecido em temperatura baixa. O truque para identificar quando estão prontas, é que a massa irá “pular” dentro da forminha. Espere esfriar e guarde em lata ou pote plástico.
Duram até uma semana sem murchar. rende aproximadamente 80 forminhas.