Um dos exercícios que mais gosto ligado à culinária, é descobrir origem dos alimentos e suas histórias. O Molho Pesto, é original de Genova na Itália e enriquece massas e muitas vezes carnes, esse molho a base de manjericão tem diversas variações de receita, mas não varia muito da combinação de: manjericão, pinhole, alho e azeite. O nome do molho vem do pestello (pilão em italiano) usado para esmagar (Pestare em italiano) que virou Pesto.
Ingredientes
2 xícaras de folhas de majericão lavadas
2 dentes de alho
1 xícara de queijo parmesão
1 xícara de pinoli (nozes)
1/2 xícara de azeite
Modo de preparo
Coloque no liquidificador o manjericão, o alho, o parmesão, o pinoli, o azeite e uma pedrinha de gelo. Bata e acrescente mais 1/2 xícara de azeite um pouco mais de azeite.
Aqueça tudo (junto ao macarrão) na panela.
O gelo no processamento funciona para manter a cor e o sabor do manjericão.
Foto de Brenbot em Creative Commons
Testei e aprovei. Como moro no paraná a proposta com pinhão é bem mais barata.
[…] o macarrão, os legumes e molho pesto (eu uso o molho pesto pronto da Barilla, mas você pode ver uma receita aqui) em um mesmo recipiente, mexendo até misturar bem. Sirva salpicado de queijo […]
[…] Molho Pesto […]
Maravilhosa a receita
Obrigado por publicar a receita, fiquei apenas com uma dúvida: se devo aquecer junto ao macarrão, significa em panelas separadas? Ou seria aquecer juntos(misturados) molho e massa?
Obrigado
Ramsés IV
fácil de .fazer, e acrescentou ao prato principal
Faz pra mim pai? rs
uhm…delicia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
uma delícia
Pelo que eu saiba, esse molho não é servido quente, ou melhor, não vai ao fogo.
O molho Pesto da Barilla é feito em Parma e não tem queijo parmesão, nem pinole (é castanha de caju!) e tem óleo de girassol. Com um tico de azeite. O da Hemmer é quase igual.
O molho pesto verdadeiro é feito com queijo pecorino, pinholes, sal grosso, folhas de manjericão, óleo de oliva extra virgem, alho. É originário de Gênova, porisso chama-se Pesto Genovês. Tudo o mais é adaptação ou invenção.
Farei e te conto o resultado!!! Amei o post!!! Saber a origem de alguns pratos é bom demais!!!