Um dos maiores prazeres que eu tenho na cozinha é criar receitas. Inventar, mesclar culturas, enfim fazer coisas diferentes.
Geralmente eu invento pratos e crio receitas quando algo dá errado ou falta algum ingrediente. A receita de hoje foi muito mais legal de criar, pois eu não precisei errar nada, nem faltou nenhum ingrediente. A Riberalves, líder de mercado em venda de bacalhau dessalgado em Portugal me convidou para participar de seu novo projeto – Hoje é Dia de Bacalhau. São 365 receitas, em 365 dias, e eu fui um dos convidados a colaborar com o projeto.
O desafio era criar uma receita inédita, diferente e surpreendente. Além disso, ela precisava ser fácil e rápida, já que o bacalhau fica pronto em até 20 minutos. Depois de muito pensar e estudar, pensei em unir culturas e criar o Tempurá de Bacalhoada.
A grande questão que envolveu minha escolha é a origem do Tempurá. Um dos pratos mais tradicionais da cultura japonesa tem origem – portuguesa. A receita original foi levada ao Japão por missionários portugueses no século XVI e a origem é atribuída à Quaresma e à necessidade de não consumir carnes vermelhas. Em Portugal ainda hoje são consumidos os Peixinhos da Horta.
Vamos à receita!
Ingredients
Massa
- 1 ovo
- 1 ½ xícara de água gelada
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento
- sal
- azeite
Bacalhoada
- ½kg de Bacalhau Dessalgado Riberalves
- 300g de batata descascada
- 1 cebola grande cortada em pétala
- 1 tomate bem firme cortado em fatias
- 1 ovo cozido
- 1 litro de óleo de canola
Instructions
Massa
- Misture todos os ingredientes aos poucos, com a ajuda de um garfo. Reserve em um recipiente com tampa.
Bacalhoada
- Não dessalgue o bacalhau. Não precisa, pois já vem dessalgado. Corte então o bacalhau em tiras finas. Tempere com sal, azeite e pimenta-do-reino (ou da forma que lhe agradar) e cozinhe em água. Reserve.
- Cozinhe o ovo. Após cozido, corte-o na transversal. Reserve.
- Corte as batatas já descascadas e as leve para cozinhar em água fervente com sal e azeite. Quando cozida, a batata deve ficar com consistência firme. Retire-a da água e a coloque em um recipiente com água bem gelada para parar o cozimento. Seque as batatas com a ajuda de um pano de prato limpo. Reserve.
- Descasque a cebola e a deixe de molho em um copo d’água por 10 minutos. Corte-a em pétalas e reserve.
- Corte o tomate em fatias não muito finas. Reserve.
- Pegue a massa preparada e coloque todos os ingredientes preparados anteriormente.
- Aqueça bem o óleo e frite os ingredientes em pequenas porções por cerca de 2 ou 3 minutos de cada lado (não passe deste tempo e espere o óleo esquentar novamente para fritar nova porção). Seque em papel filtro.
- Monte o prato com as tiras no centro e os legumes em volta.
- Sirva imediatamente.
Acesse a fan page da Riberalves para conhecer as outras 364 receitas que provam que bacalhau é um alimento ideal para o dia a dia, pois é prático e rápido (apesar desta receita ser um pouco trabalhosa).
Ah! E para quem quiser fazer parte do projeto, eles lançaram um Concurso Cultural. É só enviar sua receita e torcer!
NOVIDADE PARA MIM LOMBO DE BACALHAU JÁ DESSALGADO, UFAA FACILITA PARA GENTE, QUE BOM!!!!
maravilha de comida adoro cozinhar