Praticamente desde que eu nasci eu vou para o Guarujá, pois minha avó (a do melhor strogonoff do mundo) tinha casa lá. Fora a praia, minhas lembranças mais remotas do Guarujá (ligadas à comida) são o copo de vidro marrom da Duralex e o pão de cará.
Minha história com o pão de cará sempre foi estranha, por que o pão era meio doce, meio salgado… mas era o pão que eu ia comprar com a minha avó, todo final de semana que estávamos no Guarujá. Íamos andando, as vezes na padaria pertinho da casa dela, às vezes em uma padaria lá para os lados do Tortuga.
Recentemente, voltei depois de uns 9 anos para o Guarujá e fui atrás do pão de cará e não encontrei. Passei a caçar receitas de pães, mas nenhuma chegava perto da receita original, até que esse final de semana misturei um monte de conceitos e receitas e fiz, finalmente, um pão com o gosto muito parecido com o pão da minha infância. Esse, ficou mais pesado que o da padaria, mas isso eu vou melhorando com o tempo.
Pão de Cará
Ingredientes
1/2 Kg de Cará
1/2 kg de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
3 ovos
1 copo americano de leite morno
15grs. de fermento biológico (1 tablete ou 1 saquinho do em pó – Não testei)
1 colher de sopa de açúcar
Modo de preparo
Após descascar, cozinhe o cará em pedaços e tão logo estejam cozidos (macios), esprema. Reserve.
Dissolva o fermento no açúcar e junte os ingredientes “molhados”. Adicione a farinha de trigo aos poucos, até que a massa esteja lisa.
Faça os pães em forma de bisnaga e pincele-os com a mistura de 2 gemas batidas.
Deixe o pão descansar 1 hora e meia antes de assá-lo em forno moderado.
Veja outras Receitas de Pães aqui no Homem na Cozinha
Siga o painel Pães – Receitas e Dicas de Homem na Cozinha no Pinterest.
Originalmente postado em 12 de maio de 2011
Pão de cará é muito bom, moro em Santos e 90% das padarias têm, infelizmente quando tomo café da manhã em São Paulo nunca tem. Esse pão é uma delicia na chapa com polenguinho.
Nooossa que delícia de receita. Nunca provei, mas vou fazer com certeza… Lá nas minhas terras chamamos de inhame. Abraços, Adriana.
ADRIANA PRESTE ATENÇÃO CARÁ É UM TUBÉRCULO E INHAME É OUTRO.
O CARÁ É GRANDE E LEMBRA UMA MANDIOCA COM A CASCA BEM ESCURA.
O INHAME É PEQUENO ESCURO E PARECE TER ESPINHOS MA CASCA.
Pão de cará lembra minha vida…eu nasci, cresci e vivi na praia até o ano passado. Hoje toda vez q desço a serra eu faco meu avô comprar pão de cará no cu do judas pra mim uahuhauaauhauhahuauhauhahua
Mas vou te falar uma coisa…hoje a maioria das padarias de Santos não fazem pão de cará com cará, rola um pão de leite estranho…mas se eu souber de alguma no Guarujá eu aviso 😉
Naya,
eu vou esperar a padaria :))
Naya e Cobra, eu sou fanático por pão de cará, inclusive tks Cobra pela receita vou tentar hoje mesmo… mas falando da padoca com o clássico da baixada, em Santos já testei várias mas pra mim o da padaria Roxy no Canal 1 é o melhor da cidade… abs.
Perguntei ao padeiro da Roxy, onde tb considero o melhor pão de cará, e ele disse que o pão não leva cará, está só no nome. farinha, manteiga, açucar e fermento.
Zoraide, vc acaba de matar um mito (rs)…. matou o mito do pão de cará…. rs
Mas a sua informação é bastante valiosa para nós, apreciadores desse pão.
moro em santos pelo qui sei nao leva cara e sim essencia de baunilha obs, opao feito na panificadora caseira fica muito macio diferento do sovado om as maos
Em Santos vc acha fácil
#CARÁ… Alguém conhece?
Minha mãe trouxe-me uns 3 kilos de #Cará e neste feriado vou testar este #PÃOdeCará
Em Santos o famoso pão de cará não leva cará..é só nome fantasia mesmo. Quando a gente vai fazer pão de cará ou de batata é só seguir uma receita básica de pão e diminuir a farinha porque o amido do cará já irá ser o suficiente. Se colocar muito trigo a massa vai ficar pesadona. Pão de padaria tipo cará fica fofão porque leva melhorador de massa e muita..muita gordura vegetal….cuidado porque ela é trans.
Eu nasci no Guarujá… Morei 9 anos em Sc, e agora voltei pra São Paulo.. Preciso urgente visitar meus familiares no Guarujá.. Pois sei aonde vende lá.. E esse pão é uma coisa surreal.. Nunca nenhum pão de leite ou xe batata vai se igualar aquele sabor… Obrigado pela receita