Saiu essa semana em diversos veículos de comunicação que a área de gastronomia tem mais de 350.000 vagas em aberto, com grande potencial de crescimento de vagas e salários que chegam a R$ 5.000,00.
Essas vagas vão do auxiliar ao chefe, passando pelo salão, mas vamos nos concentrar na estrutura de uma cozinha.
Como toda estrutura funcional de trabalho, uma cozinha tem uma estrutura hierárquica muito bem definida, conforme podemos ver no organograma abaixo.
Basicamente, uma cozinha funciona com divisão de cada um dos setores: Carnes, Garde Mangier (saladas), confeitaria, massas, etc e tudo isso é gerenciado pelo Chefe executivo. Esse Chefe é o profissional responsável pela elaboração do cardápio, controles de compras, administração de pessoal, segurança alimentar e pela manutenção de todos os padrões.
O profissional que deseja executar essa função precisa ser alguém com conhecimentos multidisciplinares e a cada dia, mais profissionais de outras áreas vem migrando para a gastronomia.
Para atender essa demanda, mais uma vez o Centro Universitário Senac abre as inscrições para o curso de Extensão Universitária Cozinheiro Chefe Internacional. Ministrado desde 1995 esse curso tem foco na prática, com 80% da carga horária nas disciplinas que envolvem o dia a dia de uma cozinha: bases de confeitaria; confeitaria de buffets; cozinha e buffets frios; cozinhas francesa, italiana, mediterrânea e asiática; higiene e segurança alimentar; estrutura e organização em serviços de alimentação e relações interpessoais no trabalho.
O curso será ministrados nos campi Santo Amaro e Águas de São Pedro do Centro Universitário Senac e no Senac Aclimação.
As inscrições estão abertas até dia 18/1/2013 e processo seletivo será nos dias 28 e 29/1/2013.
Para mais informações acesse www.sp.senac.br/cci.