Esse post surgiu com uma pergunta da Marina do blog da Wickbold – “Cobra, o que você vai fazer de pauta para o dia dos pais no Homem na Cozinha?”
Eu realmente não tinha pensando em nada. Envolvido em outras pautas, rotinas burocráticas e técnicas, além de uma manutenção de emergência aqui no site estavam me tirando o sono. Eis que a Marina me lança o desafio:
“que tal uma pauta de um prato para o dia dos pais usando algum produto da Wickbold como produto principal?”
Gostei da brincadeira. Já havia mostrado aqui para vocês a tortinha de banana usando o pão de Canela e passas como massa e agora seria a hora de testar uma receita salgada. Poderia ter usado o Pão Australiano ou o Bagel da linha Pães do Mundo, podia ter usado o macadâmia e chia mas estava decidido que faria algo salgado com o pão Torta Fria, mas que não fosse uma torta fria. Minhas diretrizes foram: algo não muito gorduroso e que não fugisse do tema saudabilidade do Sabor em Movimento da Wickbold.
Pensei bastante, afinal tenho defendido e incentivado o uso do bacon constantemente e antes das diretrizes já tinha escolhido a receita que faria. O desafio se tornou: O que fazer para agradar pais, mães e filhos no almoço de dia dos pais… eis o resultado.
Ingredientes
- Ingredientes
- Massa
- 6 folhas de pão Torta Fria Wickbold
- margarina para untar
- 1 ovo para pincelar
- Recheio
- 1 receita de molho bechamel
- 750 g de bacalhau desfiado e dessalgado
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picado
- 2 tomate picado sem pele e sem semente
- Azeite
- Salsinha
Modo de preparo
- Massa
- Pré aqueça o forno a 160o (ou a menor temperatura que seu forno permita).
- Com ajuda de um rolo, estique cada uma das folhas do Pão Torta Fria Wickbold , apenas uma vez no comprimento da fatia..
- A fatia de pão não deve ficar muito fina.
- Unte externamente 6 ramequins (ou qualquer outro recipiente que possa ser levado ao forno) e enrole as folhas de pão torta, apertando bem o ponto de junção. Feche a massa com o excesso, apertando bem.
- Bata o ovo e com a ajuda de um pincel, hidrate o pão. Leve ao forno, com a abertura virada para baixo, até que as cestinhas fiquem douradas.
- Recheio
- Aqueça o azeite e frite as cebolas. Quando estiverem translucidas, adicione o alho e na sequencia o bacalhau, o tomate picado e a salsa.
- Refogue até o bacalhau estar macio. Reserve até esfriar.
- Enquanto resfria, prepare o molho bechamel até atingir a consistência mais dura.
- Misture então o bacalhau e o molho.
- Recheie cada uma das cestinhas e leve ao forno pré aquecido a 180o para aquecer.
Rendimento – 6 tartes
Tempo de preparo 45 minutos
Tempo de cozimento – 20 minutos
Dificuldade – média
Originalmente postada em 09/08/2013
Hummmm, muita delícia essa receita!
[…] Cozinha. A semana para esse convite não podia ser mais propícia – dia dos pais, receita da Wickbold para desenvolver, duas harmonizações para criar e enviar para aprovação. Adiei a reunião para […]
vou fazer…