Existem duas versões sobre sua origem. A primeira conta que ele surgiu por volta de 1900 em uma mina de ferro controlada pelos americanos e chamada Daiquiri, em Santiago de Cuba. O engenheiro Jemiings S. Cox teria criado a bebida e distribuído drinques aos mineiros, sob o pretexto de que aquele era um perfeito remédio para combater a febre amarela.
Outra versão diz que os soldados cubanos que combatiam os colonizadores espanhóis, no final do século passado, carregavam na cintura um pequeno odre de couro contendo uma mistura de rum branco e suco de limão. Chamavam-na de “elixir da valentia”. Depois dos espanhóis, foi a vez de os americanos invadirem a ilha, entrando pela Praia de Daiquiri.
Os novos invasores logo aprovaram a mistura, mas adicionaram gelo picado para aliviar o calor escaldante da região e batizaram o drinque com o nome da praia em que estavam.
A popularização do coquetel aconteceu pelas mãos do lendário barman do La Floridita, em Cuba, Constantino Ribalagua.
Ingredientes
2 doses de rum branco
1 dose de suco de limão
1 colher (chá) de açúcar
1 lance de grenadine
Modo de fazer
Coloque quatro cubos de gelo numa coqueteleira, adicione o rum, o suco de limão e o açúcar e agite bem. Sirva em um copo de coquetel, derramando um lance de grenadine.
Nota do autor – Experiente trocar o suco de limão, por morango em pedaços. Soque o morango com um pilão e faça a substituição.
[BP] daiquiri, run, rum, limão, grenadine, morango[/BP]
Limão por morango? Herege…
[…] os norte-americanos. Após alguns mojitos demos um pulo no Floridita. Conhecido como a casa do daiquiri, é outro local que foi muito freqüentado pelo autor de O velho e o mar. Existe inclusive uma […]
o que é grenadine