Das técnicas gastronômicas que eu mais aprecio e aplico, o tomate concassè é a que eu mais aplico na minha “vida culináristica”.
Tirar a casca do tomate, pouco afeta no fator sabor dos preparos, mas a casca do tomate não se desfaz nem quando cozida, logo a apresentação do prato sempre fica mais elegante quando tiramos essa casca. É um fato que, ao tirarmos as cascas, estamos diminuindo consideravelmente o fator nutricional dessa fruta (sim, o tomate é fruta, já que nasce a partir de uma flor e possui sementes). diminui consideravelmente. Por exemplo a grande concentração do licopeno, que está muito presente na casca.
Já as sementes, existe muita controvérsia, pois a acidez da fruta está muito concentrada nessa parte. Então, principalmente em molhos, retirar as sementes, ajuda bastante no sabor.
Abaixo trago o modo de preparo do Tomate Concassè.
Ingredientes
- 1 tomate
Modo de preparo
- Faça uma cruz na parte de baixo do tomate e deposite-o em água fervente por 45 segundo. Retire sua pele.
- Abra o tomate e retire as sementes e corte-o em cubos de 0,5 cm.
© 2024 Copyright Homem na Cozinha - Todos os direitos reservados
Agora que você já sabe como fazer o Tomate Concassè, trago mais um seguredo para você. Nos meus jantares eu o chamo de CARINHO, pois é um preparo que deixa o prato tão mais elegante que pode ser considerado um carinho do chef com seus comensais.
[…] 1 tomate concassé […]
[…] Tomate Concassè (sem pele e sem semente) […]