Um dos maiores desafios dentro da gastronomia é, como disse muito bem minha amiga Bruna é a apresentação. Aliás, como muito bem disse a Bruna no seu texto, a apresentação é um dos mantras da gastronomia, segundo a renomada escola Le Cordon Bleu.
Nessa hora vale tudo, imaginação, invenção e como sempre, referencia. Sempre é possível inventar coisas novas, mas buscar tendências é a melhor forma de não errar.
Outro dia, na faculdade tivemos uma aula de saladas e fomos agraciados com a Salada Caprese. A salada Caprese é conhecida de todos – Tomate, Muçarela de Bufala e Manjericão. Surgiu então o dilema – Como sair do convencional ?
Já vi salada Caprese de todos os jeitos, mas nunca fugindo das rodelas de tomate e muçarela intercaladas (“empilhadas”, espiraladas, em leque….).
Surgiu então a idéia da canoa e o resultado foi esse:
Salada Caprese
Ingredientes
1 tomate caqui grande
6 bolas de Muçarela de búfala
40 g de manjericão Genovês (o de folhas grandes)
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino
Redução de Vinagre balsâmico
Modo de preparo
Se fossemos falar da apresentação tradicional da salada, o modo de preparo seria lave os tomates, corte-os em fatias de 5mm, assim como as muçarelas. Disponha-as intercaladas. Salpique o manjericão, tempere e sirva.
Como o objetivo do post é mostrar o processo da apresentação da foto acima, comece realmente lavando e secando os tomates.
Se for servir imediatamente, não há necessidade de tirar a polpa e semente dos tomates, mas se for preparar com antecedência, retire a polpa.
Corte as bolas de muçarela ao meio e com cuidado retire o miolo delas. Você terá as cascas como se fosse claras de ovos cozidos.
Pique separadamente o tomate, as polpas de muçarela e as folhas de manjericão. Misture bem. Tempere com azeite, sal e pimenta.
Com ajuda de uma colher, preencha cada uma das canoas com essa mistura. Decore cada uma delas com uma folha de manjericão.
Decore o prato com a redução de balsâmico (você pode comprar pronta, ou reduzir em casa em fogo baixo).
Linda apresentação !!!!
hummmmmmm