segunda-feira, janeiro 27, 2025
InícioDietéticoO desafio da apresentação - Salada Caprese

O desafio da apresentação – Salada Caprese

Um dos maiores desafios dentro da gastronomia é, como disse muito bem minha amiga Bruna é a apresentação. Aliás, como muito bem disse a Bruna no seu texto, a apresentação é um dos mantras da gastronomia, segundo a renomada escola Le Cordon Bleu.

Nessa hora vale tudo, imaginação, invenção e como sempre, referencia.  Sempre é possível inventar coisas novas, mas buscar tendências é a melhor forma de não errar.

Outro dia, na faculdade tivemos uma aula de saladas e fomos agraciados com a Salada Caprese. A salada Caprese é conhecida de todos – Tomate, Muçarela de Bufala e Manjericão. Surgiu então o dilema – Como sair do convencional ?

Já vi salada Caprese de todos os jeitos, mas nunca fugindo das rodelas de tomate e muçarela intercaladas (“empilhadas”, espiraladas, em leque….).

Surgiu então a idéia da canoa e o resultado foi esse:

salada-caprese

Salada Caprese

 

Ingredientes

1 tomate caqui grande

6 bolas de Muçarela de búfala

40 g de manjericão Genovês (o de folhas grandes)

Azeite de oliva

Sal

Pimenta do reino

Redução de Vinagre balsâmico

 

Modo de preparo

 

Se fossemos falar da apresentação tradicional da salada, o modo de preparo seria lave os tomates, corte-os em fatias de 5mm, assim como as muçarelas. Disponha-as intercaladas. Salpique o manjericão, tempere e sirva.

Como o objetivo do post é mostrar o processo da apresentação da foto acima, comece realmente lavando e secando os tomates.

Se for servir imediatamente, não há necessidade de tirar a polpa e semente dos tomates, mas se for preparar com antecedência, retire a polpa.

Corte as bolas de muçarela ao meio e com cuidado retire o miolo delas.  Você terá as cascas como se fosse claras de ovos cozidos.

Pique separadamente o tomate, as polpas de muçarela e as folhas de manjericão. Misture bem. Tempere com azeite, sal e pimenta.

Com ajuda de uma colher, preencha cada uma das canoas com essa mistura. Decore cada uma delas com uma folha de manjericão.

Decore o prato com a redução de balsâmico (você pode comprar pronta, ou reduzir em casa em fogo baixo).

 

 

Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Publicidade-

Most Popular