Um dos maiores desafios que meu grupo se propôs no último trabalho semestral foi transformar pratos típicos de determinadas regiões do Brasil em Comida de Boteco.
Em alguns casos, buscamos pratos tradicionais, em outros fomos atrás de ingredientes ou técnicas de preparo, sempre transformando o preparo naquelas comidas que esperamos encontrar em um boteco no final de tarde, para esquecer nossos problemas, socializar com os amigos, escutar e contar histórias. Trago então para vocês a primeira das criações.
Bolinho de baião de dois
Ingredientes
2 l de água
150 g de feijão de corda
50 ml de manteiga de garrafa
200 g de queijo coalho
½ cebola picada
30 g de coentro picado
30 g de salsinha picada
2 dentes de alho picados
½ pimenta de cheiro picada
200 g de carne de sol em cubos
100 g de barriga de porco (toucinho)
3 ovos
farinha de pão
Modo de preparo
Cozinhe o feijão com água até que fique macio, porém mantenha-se inteiro. Escorra e reserve o caldo e os grãos separadamente.
Refogue o alho e a cebola na manteiga de garrafa, junte a pimenta e o sal. Acrescente o arroz no refogado e cozinhe com o caldo do feijão.
Frite o toucinho em cubos pequenos e reserve.
Na gordura do toucinho, frite os cubos de carne de sol. Junte o feijão, o arroz, o torresmo, a carne seca e o restante dos temperos. Leve à geladeira até esfriar.
Quando estiver frio, adicione 2 ovos e caso necessário, corrija o ponto com a farinha de pão. Empane no ovo batido e no queijo coalho ralado. Frite em óleo quente
Vamos preparar. Baião de dois por sí só já eh mui gostoso.