quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioReceitasBolinho de baião de dois

Bolinho de baião de dois

Um dos maiores desafios que meu grupo se propôs no último trabalho semestral foi transformar pratos típicos de determinadas regiões do Brasil em Comida de Boteco.

Em alguns casos, buscamos pratos tradicionais, em outros fomos atrás de ingredientes ou técnicas de preparo, sempre transformando o preparo naquelas comidas que esperamos encontrar em um boteco no final de tarde, para esquecer nossos problemas, socializar com os amigos, escutar e contar histórias. Trago então para vocês a primeira das criações.

 

foto: Jurandir Santana
foto: Jurandir Santana

Bolinho de baião de dois

 

Ingredientes

 

2 l de água

150 g de feijão de corda

50 ml de manteiga de garrafa

200 g de queijo coalho

½ cebola picada

30 g de coentro picado

30 g de salsinha picada

2 dentes de alho picados

½ pimenta de cheiro picada

200 g de carne de sol em cubos

100 g de barriga de porco (toucinho)

3 ovos

farinha de pão

 

Modo de preparo

 

Cozinhe o feijão com água até que fique macio, porém mantenha-se inteiro. Escorra e reserve o caldo e os grãos separadamente.

Refogue o alho e a cebola na manteiga de garrafa, junte a pimenta e o sal. Acrescente o arroz no refogado e cozinhe com o caldo do feijão.

Frite o toucinho em cubos pequenos e reserve.

Na gordura do toucinho, frite os cubos de carne de sol. Junte o feijão, o arroz, o torresmo, a carne seca e o restante dos temperos. Leve à geladeira até esfriar.

Quando estiver frio, adicione 2 ovos e caso necessário, corrija o ponto com a farinha de pão. Empane no ovo batido e no queijo coalho ralado. Frite em óleo quente

Artigo anterior
Próximo artigo
Ricardo Cobra
Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

- Publicidade-

Most Popular