Em 2007, escrevi em meu blog pessoal um pequeno artigo sobre o processo como é feita a tequila. Como meu saudoso blog está as moscas, resolvi trazer o artigo para vocês aqui no Homem na Cozinha.
Como é feita a Tequila?
O consumo da piña crua não é indicado, pois trata-se de uma planta venenosa, porém com forte concentração de açúcar o que possibilida a destilação para produção da aguardente
O processo de fabricação da Tequila começa com o cozimento das piñas em fornos que tem ação semelhante às panelas de pressão, para posteriormente serem trituradas em grandes moinhos e então levadas para a fermentação. Aqui se inicia o processo de diferenciação da Tequila. Caso ela seja 100% agave, apenas a piña fermenta. Para os outros tipos (blanco e reposado), que não são “puros”, adicionam-se cana de açúcar de várias famílias para que os açúcares se misturem e a transformação em álcool etílico ocorra. Chega o momento do alambique, onde o preparado é aquecido à altas temperaturas, evaporam-se e condensam-se e voi-la, temos a tequila.
Temos então, três tipos básicos de tequila: Blanco, Reposado e Anejo.
Os tipos de Tequila
Blanco
é obtido após a segunda destilação. É a de sabor mais puro e tem coloração branca como água.
Reposado
após a conservação da tequila blanco por aproximadamente dois meses em barris de madeira, tem a coloração levemente escurescida. De sabor ligeiramente mais suave, é a mais consumida.
Anejo
é a tequila que passa aproximadamente um ano no mesmo barril. É a mais escura de todas e tem o sabor de madeira mais marcante. É indicada para os iniciantes no mundo da tequila.
Assim como o Whisky, a tequila pode ser “puro malte” ou blended. A Tequila 100% Agave, é a tequila pura, feita exclusivamente da piña, sem combinações ou misturas. Caso não haja essa identificação no rótulo da garrafa, ela não é 100% Agave. Porém, uma lei mexicana determina que só sejam chamadas de tequila, as bebidas que possuirem um mínimo de 60% de agave. Isso se deve à política do Consejo Regulador de Tequila, um organismo da qual fazem parte governo e produtores, visando sempre a qualidade do produto.
Marcas famosas
Marcas
Existem também marcas artesanais, como a Taberna do Maestro Tequilero. Essa tequila artesanalmente fabricada, no ano de 2003 teve produção de 64.800 garrafas do tipo oro e 43.200 garrafas do tipo Blanco numeradas. Posso me gabar de ser o proprietário da garrafa de número 680.
Você deve estar se perguntando: Mas e aquele “vermezinho” que tem dentro da garrafa de tequila? Qual o tipo de tequila?
“bichinho” da tequila
O Gusano de Maguey é colocado em algumas garrafas de mezcal, nunca na tequila. Pela definição, o mezcal é obtido por diversas variedades de agave e não apenas do agave azul como a tequila. Algumas outras diferenças estão na forma de cozimento e destilação de cada uma das bebidas.
Para bebe-la, usamos o caballito – um pequeno copo, característico para tomar tequila. Esse copo, tem como característica o fato da base ser sempre mais estreita que a boca do copo. Diz-se que esses copos foram criados pelas taberna (fábricas de tequila) para se provar o licor recém destilado.
Originalmente postado em 14 de ago de 2013
Gosto por demais deste seu "cantinho", mas este banner do lado esquerdo, caindo a cada rolagem, é muito chato…
Angela, qual o navegador que você usa? Qual a resolução de tela?
Em todos os nossos testes, ele fica fora do texto, não atrapalhando a leitura.
Eu uso o Firefox e minha resolução é 1366×768, mas ele realmente fica fora do texto, não atrapalha a leitura, mas incomoda, entende? Eu sei que é proposital, mas a mim atrapalha. Desculpe-me! Mas continuo curtindo tudo aqui….abç
Angela,
infelizmente é um mal necessário. Por trazermos conteúdo gratuito, precisamos de divulgação dos nossos leitores e essa atualmente é a melhor forma de obtermos essa divulgação sem ficar implorando a cada receita/post.
Mas posso garantir que estou sempre, pessoalmente, buscando melhorar, não só o conteúdo como o visual do site.
mais uma vez, obrigado.
Ricardo
Para resolver esse problema, o leitor deve reduzir o zoom da página (ctrl -).
muito bom
Não conhecia a Tequila até que recentemente comprei uma garrafa de Sauza que estava a bom preço no mercado (32,00 reais). Adorei essa bebida, tomo-a à maneira americana: um pouco de sal nas costas da mão e em seguida um trago. Aprecio bastante. Acho que vou parar de beber whisky e começar a me dedicar mais à Tequila, a Sauza, pelo que li, nem é das melhores, e ainda assim me agradou deveras; vou procurar pela Tequila 100% Agave, que tenho certeza deve ser ainda melhor. Só vale uma dica: Cuidado! A Tequila é suave e ficamos embriagados sem perceber.