InícioDicasPudim com furinho X pudim sem furinho - a polêmica está de...

Pudim com furinho X pudim sem furinho – a polêmica está de volta

No final de novembro, fui procurado pela Unilever para conversar sobre gastronomia. Através de sua assessoria de imprensa, a marca de limpadores CIF, queria oferecer aos clientes dicas de diversas áreas. Entre elas, gastronomia. Escolhemos juntos a eterna discussão de furinhos ou não furinhos nos pudins.

Pudim

Além das quatro dicas básicas de um pudim sem furinho:

1)   Asse o pudim em forno frio. Não pré aquecer o forno é um truque que pode ser utilizado em casa, para não subir excessivamente a temperatura da mistura. Deixe o forno na menor temperatura possível no seu forno residencial (a maioria dos fornos caseiros não tem temperatura menor do que 180o ).

2)   Asse em banho-maria. Além do forno frio, coloque a forma em um recipiente com água, porém a água do banho-maria precisa cobrir toda a mistura dos ingredientes dentro da forma, para que a temperatura seja sempre igual (garantindo um pudim cremoso e com a textura igual em toda sua superfície). Outro truque é colocar um pano entre a forma do pudim e o recipiente que leva a água, assim a base atinge a temperatura da água e não a da assadeira de baixo.

3)   Essa dica vai contra todas as técnicas gastronômicas, mas confesso que é infalível (e eu não encontrei informações técnicas para comprova-la ou não). Bata todos os ingredientes no liquidificador por 10 minutos. A explicação que recebi, que mais se aproxima de uma resposta “científica”é que quebram-se toda a estrutura celular dos ovos.

4)   Cubra a forma com o pudim com papel alumínio ou manteiga.

 eu preparei um para as fotos e uma especialista em limpeza dos Limpadores CIF, veio me dar uma aula de limpeza com algumas dicas que reproduzo abaixo.

 

Base do Liquidificador:                                                                                                        

Aplique Cif Desengordurante diretamente na base do liquidificador e depois passe um pano seco..

Panela com açúcar:

Normalmente, o açúcar queimado fica grudado no fundo da panela e é super difícil de remover. Para a limpeza, não é preciso deixar de molho, basta aplicar algumas gotas de CIF cremoso em uma esponja úmida e esfregar com a parte macia por todo o fundo. Em segundos, a panela estará limpa. Para limpar a forma usada para o pudim, faça o mesmo processo de limpeza com a esponja úmida. 

Bancada de granito:

Aplique algumas gotas de Cif cremoso na bancada e esfregue uma esponja úmida por toda a superfície, até tudo ficar limpo. E finalize com um pano úmido.

Fogão:

Caso tenha caído alguma sujeira no fogão, ou então, ele já esteja sujo do jantar anterior, retire todas as grades do fogão e limpe o excesso de sujeira com um papel toalha. Em seguida, aplique algumas gotas de Cif Cremoso em uma esponja úmida e esfregue com o lado macio da esponja. Para as bocas e grades do fogão aplique algumas gotas do mesmo limpador em um pano ou esponja úmido e limpe uma a uma sem esforço. Para finalizar, utilize um pano úmido.




 

Ricardo Cobra
Pai, cozinheiro, já fui um monte de outras coisas mas acima de tudo, um curioso. Da aversão da dupla esponja e detergente nasceu o auxiliar de cozinha em uma viagem com tarefas compartilhadas. Atuando como personal chef, consultor e facilitador na Homem na Cozinha Cook Lab Ricardo Cobra mantém seu "filho mais velho" com o mesmo cuidado de 13 anos atrás.
RELATED ARTICLES

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Próximas datas comemorativas

- Publicidade-
Sair da versão mobile